(21) 2545-2599   |   (21) 98420-3655         

Saiba tudo sobre vacinas antes de viajar

É fato que, ao visitar um país estrangeiro, qualquer viajante pode ser exposto a doenças. Contudo, felizmente existem várias formas de se proteger e evitar problemas, como é o caso das vacinas. Neste artigo, você encontrará algumas informações úteis sobre vacinas para viajar tranquilo e devidamente imunizado durante suas férias. Afinal, se você é o tipo de pessoa que adora sair pelo mundo e visitar lugares exóticos, como por exemplo as famosas praias paradisíacas do Caribe, ou quem sabe até mesmo curtir uma aventura em um safári pela África, você não deve deixar que preocupações com doenças te impeçam de viajar. Confira!

vacinas antes de viajar - visitar lugares exóticos - praias paradisíacas do Caribe - vacina contra febre amarela - Certificado Internacional de Vacinação
Tomar vacinas antes de viajar é crucial, especialmente se você for visitar lugares exóticos, como zonas rurais, florestais e lugares onde há mais contato com a natureza

Preciso mesmo me vacinar antes de viajar?

Se vacinar contra certas doenças antes de partir para uma viagem internacional é uma forma eficiente de garantir que sua saúde fique protegida durante o período em que estiver fora. Normalmente pensamos em tudo: hotel, restaurantes, parques, shoppings, pontos turísticos, feiras, museus… e quase nunca nos lembramos de pesquisar sobre as questões sanitárias do país que vamos visitar.

É importante que você se planeje com pelo menos um mês de antecedência, já que nosso corpo precisará de um certo tempo até que o ciclo de imunização se complete. A vacina contra febre amarela, por exemplo, deve ser tomada no mínimo dez dias antes da sua viagem.

Mas atenção: para viagens internacionais, você deverá ser vacinado com a dose padrão (e não fracionada) da vacina. Além disso, se você está partindo em uma viagem nacional, a vacina da febre amarela é igualmente recomendada para áreas de matas e rios na região Norte e Nordeste, devido ao clima.

Sem dúvida, também é uma boa ideia consultar seu médico antes de viajar. Pessoas mais idosas, por natureza, têm a imunidade mais baixa, e por este motivo precisam estar sempre com a vacinação em dia. A boa notícia é que a vacina contra a febre amarela é tomada uma única vez, e sua imunização irá durar a vida toda.

Quais vacinas preciso tomar antes de embarcar?

De acordo com o site da ANVISA, pessoas que estão viajando com destino ou escala em países que exigem determinado tipo de vacinação precisarão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Este certificado é o documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. 

Para saber as exigências de viagem de cada país, consulte as informações disponíveis no Sistema de Emissão do CIVP, na aba “Exigências de Viagem“.

Fique atento, pois as companhias aéreas podem até mesmo negar o embarque ou desembarque de passageiros que não cumpram os requisitos da vacinação. Por isso, quando for se dirigir até o aeroporto, guarde seu certificado de vacinação em um lugar acessível, em sua bagagem de mão por exemplo, pois será necessário apresentá-lo no setor de imigração.

vacinas antes de viajar - visitar lugares exóticos - praias paradisíacas do Caribe - vacina contra febre amarela - Certificado Internacional de Vacinação
Para viagens internacionais, o Ministério da Saúde orienta que o viajante esteja com a sua situação vacinal atualizada

LEIA MAIS:

Onde se vacinar

No Brasil, você poderá tomar vacinas antes de viajar gratuitamente em um posto de saúde do SUS, ou deverá procurar os serviços de vacinação privados credenciados. Além disso, é importante que você guarde o comprovante de vacinação, já que ele será necessário para solicitar o Certificado Internacional.

Contudo, independentemente se você for visitar lugares exóticos ou não, saiba que atualmente, a única vacina que é obrigatória é a da febre amarela. E ao contrário do que muitos pensam, grande parte dos países exigem vacinação justamente para precaver que visitantes internacionais levem doenças para seu território, e não pelo território apresentar riscos de contaminação.

A ANVISA também recomenda que o viajante tenha sempre em dia as vacinas para:

  • Febre amarela
  • Tétano
  • Difteria
  • Hepatites A e B
  • Tríplice Viral (que protege contra Sarampo, Caxumba e da Rubéola)
  • Antirrábica (protege contra a raiva, eventualmente transmitida em mordida de cachorros, ratos e morcegos)

Gostou desta matéria? Compartilhe nosso conteúdo com outras pessoas utilizando os botões no canto direito da tela. Acompanhe a Mar-Tha Rio nas redes sociais! 

 Mar-Tha Rio no Facebook

 Mar-Tha rio no Instagram

Related Post
montreal-topo
10 pontos turísticos em Montreal para você conhecer

Tempo de leitura: 6 minutos Considerada como uma das cidades mais belas e fascinantes da América do Norte, Montreal, município de Quebec, no Canadá, é uma cidade vibrante e cosmopolita. Neste artigo, listamos 10 pontos turísticos em Montreal para você conhecer. Confira! Sobre Montreal Montreal é um mix de diferentes culturas – não apenas a que foi deixada pelos colonizadores […]

Read more
feiras de natal nova york - christmas markets
10 atrações para você aproveitar dezembro em Nova York

Tempo de leitura: 5 minutos O mês de dezembro em Nova York é sinônimo de árvores de natal deslumbrantes, muitas luzes coloridas, e várias feiras natalinas, conhecidas por lá como Christmas Markets. Estas feiras são repletas de ítens de decoração, produtos artesanais, bem como comidas e bebidas da estação. Como esta é uma época em que a cidade está começando […]

Read more
como tirar o visto para os Estados Unidos - como funciona a entrevista - formulário DS-160 - processo para tirar o visto americano - documentos necessários para tirar o visto
Como tirar o visto para os Estados Unidos

Tempo de leitura: 4 minutos Quer saber como tirar o visto para os Estados Unidos? Estar preparado e conhecer bem todo o processo para o preenchimento do formulário DS-160 e para a entrevista é fundamental, além de ser uma excelente forma de aumentar as chances de ser bem-sucedido. Confira nosso passo a passo com informações úteis para brasileiros que desejam […]

Read more
Abrir Chat
Share via
Copy link
Powered by Social Snap